terça-feira, 2 de julho de 2024

Quem é o melhor compositor? John Williams ou Hans Zimmer?

 

 
 
 
 
Hans Zimmer compôs trilhas sonoras de filmes como: "A Rocha", "O Rei Leão", "Gladiator", "Piratas do Caribe" e principalmente, "O Homem de Aço"

Já o mestre John Williams compôs "Guerra nas Estrelas", "Super-homem"," Indiana Jones", "Tubarão"," O Resgate do Soldado Ryan" e "ET o Extra-terrestre".
 
 

 
É basicamente impossível escolher entre um e outro, mas no momento não consigo imaginar uma trilha sonora tão inspiradora quanto à do "Homem de Aço".
 
Devo dizer também que a trilha sonora do filme "Backdraft: Cortina de fogo" eu ouvi em vinil até gastar a agulha.  E mais recentemente a trilha sonora de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" virou a trilha sonora perfeita para as tarefas do dia. 




E você, o que acha?

quarta-feira, 12 de junho de 2024

"Castlevania: The Adventure" do Nintendo Gameboy clássico

 

 

Por vários motivos arcanos e aleatórios, nos anos 90 eu vivia em filas de bancos, seja pra pagar contas ou receber um pagamento em cheques. No mínimo de 30 a 40 minutos eram gastos pelo menos três vezes por semana nas filas intermináveis. Ainda bem que eu tinha em mãos meu Nintendo Game Boy para proteger minha mente dessa inércia infinita, especificamente o jogo "Castlevania: the Aventure". Este jogo em específico não é o favorito dos fãs de carteirinha do Conde Drácula e seu castelo todo decorado em temas góticos, porém era o que estava disponível em mãos. O personagem se movia lentamente, pular plataformas exigia precisão matemática e para piorar não dava para salvar o jogo, portanto eu sempre estava recomeçando do zero, e quando eu finalmente eu avançava, já era atendido no caixa, o que era paradoxalmente irritante.  


Por fim, o gameboy pifou e o Castelo do Drácula ficou negligenciado por décadas.  Finalmente, recentemente eu cismei de continuar esse jogo no PC alguns dias atrás e finalmente consegui derrotar o bom e velho Vlad. E estou desproporcionalmente feliz e aliviado com esse fato edificante. 





Esta série dos primeiros clássicos jogos está disponível no Steam como "Castlevania Anniversary Collection"

 

O Sombra: Grandes Mestres volume 2

De presente dos dias dos namorados ganhei da minha esposa este belo encadernado do
Sombra, entitulado "O Sombra: Grandes Mestres volume 2" publicado pela Mythos Editora.

Eu tinha lido parte das histórias contidas neste volume na edição "Batman" número 8 de 1988.
Claro, na época eu só comprei por causa dos desenhos do Todd McFarlane, mas de brinde extra tinha
as histórias do Sombra, que só achei parcialmente interessante. Na época eu pensei "quanto blá-blá-blá" e pouca ação.

Agora, posso admirar devidamente a arte estilosa e bizarra do Bill Sienkiewics. O diferencial dele é que
TODO MUNDO é feio, torto ou estilizado, ninguém é poupado. O curioso é que as histórias do Sombra são teoricamente
realistas. O próprio Sombra é só um humano de capa,chapéu e Uzis e seus aliados recrutados são as pessoas mais comuns possíveis. Os vilões, só os típicos vilões do James Bond. As histórias de espionagem e intriga podiam estar em qualquer enlatado policial da TV, mas no traço psicodélico do Bill Sienkiewics, todo mundo fica caricato, digno de um grafite, uma tatuagem ou uma camiseta de show de rock dos anos 80.


 

 

Quem conhece as pérolas escondidas dos quadrinhos? O Sombra sabe!