sábado, 27 de fevereiro de 2016

"Demolidor: Diabo da Guarda" da coleção Marvel/Salvat


















Comprei e reli o encadernado do "Demolidor: Diabo da Guarda" da coleção Marvel/Salvat.


Nossa, foi um prato cheio reler essa história que já havia sido publicada aqui no Brasil no formatinho, ainda mais com esse papel belíssimo!  Ahem...nessa história os redondos Kevin Smith (roteiro) e Joe Quesada (desenhos) fazem por merecer seus salários fazendo gato e sapato do Matt Murdock, numa espécie de  continuação espiritual a "Queda de Murdock".

Tiro o chapéu pra arte do Quesada. Como editor da Marvel o Quesada é ótimo desenhista. Eu perdôo todas as suas presepadas editoriais e mancadas colossais pois seus desenhos são muito bons.

O Kevin Smith ficou à vontade escrevendo o Demolidor (assim como ele escreveu um excelente Arqueiro Verde depois). Ele é um nerd de várias áreas, e aplicou seu conhecimento de religião para criar o seu Matt Murdock condizente com o do Frank Miller: ver o Murdock num confessionário é quase como ver o Batman num gárgula, faz parte, é  esperado e condizente com o personagem, e aqui faz completo sentido novamente.

Mas não é por ser um personagem "da rua" que o Demolidor não vai interagir com o resto do universo Marvel, o Dr.Estranho tem uma ponta que quase rouba toda a cena. É isso que o Todd McFarlane queria fazer com o Spawn ao fazer histórias contadas do ponto de vista de detetives humanos. O Demolidor consulta o feiticeiro, e visto dos olhos de uma pessoa "comum", o Dr.Estranho fica ainda mais sobrenatural.

Nesse aspecto, tanto as HQs do Demolidor quanto o Arqueiro Verde tem algo de "Constantine", no sentido que uma pessoa comum, no caso o herói mais "rasteiro" e insignificante acaba tendo uma importância universal, e tendo um status multi-versal. Tipo assim, se o  Mefisto te conhece, então alguma coisa certa você fez.

Resumindo, seu bolso vai reclamar, mas você vai ficar feliz.

2 comentários:

  1. Concordo totalmente, Victor! Li esta há alguns meses, mas fiquei deliciado com a história. Kevin Smith e Joe Quesada mandaram muito bem. Eu diria até que vi um pouco dessa história, na parte religiosa, lá na série da Netflix. Não sei se concorda comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Calangopool, é isso mesmo. Mostrar o Matt Murdock na igreja está totalmente de acordo com o personagem mostrado pelo Frank Miller e depois pelo Kevin Smith. Isso deixou o personagem muito mais real. Essa adaptação do Demolidor da Netflix ficou 5 estrelas. A cena do parkour ficou muito legal toda realista.

      Excluir