terça-feira, 22 de outubro de 2019

Batman: O Cavaleiro das Trevas - animação




















Aproveitando o ensejo dessa nova "Batmania", ou melhor "Coringomania" que ressurgiu, acabei assistindo novamente essa animação que fizeram do clássico do Frank Miller, O Cavaleiro das Trevas em desenho animado de 2013.  O novo filme do Coringa tem a cena no programa de auditório, que é uma referência a cena famosa do Coringa na HQ "O Retorno do Cavaleiro das Trevas" e que foi recriada na animação.

Eu acabei revendo essa cena, a no final das contas, acabei revendo a animação inteira novamente.
No geral eu gostei muito, e fico feliz pela DC ter produzido esse filme enquanto podia, com liberdade de expressão, e sem as vozes oportunistas dos problematizadores de plantão, aliás, os quais já eram parodiados na história de 40 anos atrás, como visto nas cenas de entrevistas. Frank Miller voltou a usar o recurso de muitas vozes falando simultaneamente (O Cavaleiro das Trevas 2), mas com algumas escolhas artisticas duvidosas e colorido berrante, o que devia ser visto com ironia acabou ser visto com horror gráfico (me referindo, horror em relação ao desenho)

Então, a voz do Peter Weller ficou ótima como Batman, mas na minha humildade opinião, faltou direção. ele literalmente foi muito Robótico em muitas cenas que podiam ter um pouco de humanidade. Por exemplo, na cena em que a Carrie salva ele com o Helicoptero, "Eu estou despedida?" e o Peter Weller so diz que não, sem um micro sorriso de cumplicidade

A trilha sonora ficou ótima, um empolgante cyperpunk, (que serviria pro desenho do Batman Beyond com perfeição) mas acho que abaixaram demais o volume dela no filme. Curiosamente, a trilha sonora também tem elementos de batida retro anos 80, que serviriam bem um seriado enlatado de época, afinal a HQ é dos anos 80 e se passa num futuro que também se parece com os anos 80 exacerbados.

O ator Michael Emerson, o Ben do seriado "Lost" foi uma boa escolha como voz do Coringa...MAS....acho que ele teria sido muito melhor utilizado como Charada em um hipotético Batman do Nolan..um Batman 2.5 por exemplo. ninguém está lembrando dele agora, mas ele fez um bom trabalho como um Coringa contido e assustador. A cena em que ele joga oo gás Smilex na platéia do show de entrevistas continua assustadora.

Uma cena que me surpreendeu de forma positiva foi a demonstração dos poderes do Super-homem contra as frota Soviética em Corto-Malteve. O que estava subentendido em silhuetas na HQ do Frank Miller aqui ganha imagens assustadoras de aviões caças sendo cortados ao meio.com a visão de calor.

A luta final podia ter sido um pouco mais contida, sem ninguém sendo jogado como boneco. A imagem dos dois velhos gordoes lutando na HQ e o Superman se contendo ainda ficou melhor na HQ.

Resumindo, eis um fllme de animaçao decente. E visto que, toda vez que temos um bom filme do Batman, temos um ruim pra compensar, que este DVD esteja na prateleira dos filmes "Bons" :) 

3 comentários:

  1. Nunca assistiu com o áudio em português? Os dubladores BR superam em muito os originais, em especial o Márcio Seixas e Guilherme Briggs.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa animação está entre os acertos do estúdio. Sua resenha é muito coerente, e chamou a atenção para as coisas certas. Deu até vontade de rever a animação!
    (Celso Moraes F aqui, esse Mikael Liann é porque perdi o meu perfil original do Google.)

    ResponderExcluir