terça-feira, 3 de maio de 2016

Capitão América: Guerra Civil - comentário com spoilers




















"Capitão América: Guerra Civil" é fenomenal :) 

Os irmãos Joe and Anthony Russo conduzem o filme com a mesma mão segura com que guiaram "Capitão América: O Soldado Invernal". Realmente, a experiência deles ao dirigir um seriado de TV (Community) com muitos personagens mostrou ser útil ao lidar com os muitos personagens da Marvel.

O filme tem brigas de sobra, e isso sem contar AQUELA super briga no aeroporto.As lutas nas escadarias apertadas, nos telhados, no meio da multidão, todas elas fluem como se fossem num filme do Jackie Chan, ou num filme do Jason Bourne dentro de um ótimo filme do James Bond.

O décimo terceiro filme da Marvel é o clímax de todos os filmes anteriores, dando uma conclusão (e um descanso) pros personagens principais da Marvel. É como se fosse...o final da quarta temporada de um seriado.

O caminho está aberto para os filmes do Pantera Negra e do Homem Aranha. E curiosamente acho que esses filmes irão começar cheios de novidades sem o "peso" das histórias anteriores. 

O Pantera Negra mostrou ao que veio, e foi surpreendente ver um Homem-Aranha perfeito, e um Peter Parker de acordo com a idade. Ainda não revi os filmes anteriores para comparar.

Ver o Falcão e o Bucky se bicando no fusca azul foi engraçado demais: "Você pode mover o banco pra frente" "NÃO"

Toda a cena do aeroporto foi um banquete, e que nem um filme do Monty Python, está cheia de frases hilárias. 

O Homem Formiga parece que apareceu menos, mas o Paul Rudd rouba a cena toda vez que aparece,
eu ri alto quando ele começou a tentar falar como "super-herói", parecia o Space Ghost ou algum dublador dos Superamigos. "Aqui está o seu escudo CAPITÃO AMÉRICA".

E também quando o Homem Formiga entrou na armadura do Homem de Ferro: "É a sua consciência"

E também quando ele jogou um caminhão encolhido que explodiu "Eu pensei que fosse um caminhão de água".

Ou quando ele fica gigante e faz uma risada forçada "BWa-hahahahahah"

Foi irritante ver o Homem Aranha chamando "O Império Contra-ataca" um filme muito velho! (grr)

Também gostei de ver que o Capitão América respeitou o Homem Aranha: "de onde você é?"
"Queens" "Brooklin"  :) 

Agora, um momento que me fez recordar mais do que qualquer coisa que estávamos em um filme
do Capitão América foi na cena do funeral da Peggy Carter:



"Quando o povo, a imprensa ou o mundo inteiro disser para que você saia de onde está,
 o seu dever é se plantar como uma árvore á beira do rio da verdade e dizer para o mundo inteiro:
Não. Saiam vocês.”

Esse discurso foi escrito por J. Michael Straczynski, o autor da excelente série de ficção científica já escrita "Babylon 5". Assistam nem que seja para ver os discursos do embaixador G´kar.

Agora, sobre o Zemo, sim, ele foi incrivelmente eficiente ao dividir os Vingadores. Mas eu me lembro dele dos desenhos desaminados da Marvel e ele tinha uma máscara de pano na cabeça e eu queria ver ele ou o pai dele com uma máscara de pano na cabeça. 

Mas eu senti dó dele ao ver ele repetidamente ouvindo a voz da esposa gravada no celular dele.  :(

No jogo do "Capitão América: Super Soldado" do PS3 a voz do Zemo aparecia em fitas que você podia recolher (tal qual como em Batman:Asilo Arkham) e eu meio que estava esperando esse Zemo da Segunda Guerra Mundial aparecer.

Sem contar que um descendente do Zemo é um personagem importante que se faz passar por
super-herói e lidera o grupo chamado "Thunderbolts".


No final do filme, quando a coisa ficou séria, você só quer que o Tony e o Steve parem de brigar. Por um momento, parecia que o Steve ia decapitar o Tony. Nos quadrinhos, o Capitão decapitou um  vampiro com esse mesmo golpe. Ouch. Todo mundo ficou em silêncio, que nem em "O Cavaleiro das Trevas ressurge" quando o Bane quebrou as costas do Batman.

Que bom que tudo se resolveu com uma cartinha de desculpas no final.

Mas pelo menos ninguém disse: "Martha" :) 

PS: a foto do título eu e minha esposa tiramos juntos para poder ilustrar essa épica batalha, são da coleção "Secret Wars" de 1984

7 comentários:

  1. Eu também adorei o filme. Talvez seja o melhor filme da Marvel até agora.
    Sobre o Homem-Formiga, cada vez mais me convenço de que foi a melhor escolha possível que a Marvel podia fazer ao trazer Scott Lang como titular do uniforme, em vez de Hank Pym. O Homem-Formiga original sempre foi problemático e ranzinza. Desde antes de vestir o uniforme. Já em sua primeira história, quando cria o gás que encolhe, ele é um cientista bem chato. Logo, termos o bom humor de Scott Lang é ótimo. Paul Rudd rouba a cena já em sua primeira aparição, ao se revelar um tiete do Capitão América.
    Quanto ao Homem-Aranha falar que "O Império contra-ataca" é um filme muito velho, só corrobora o que você falou sobre ser coerente com a idade. Ele tem 16 anos no filme. Já parou para ensar que ele nasceu em 1999/2000? Eu tenho uma calanguinha que nasceu em 2001 e que tem opinião semelhante sobre a trilogia original de Star Wars. De toda forma, ele assistiu o filme e sabe muito bem o que fazer para derrubar um gigante.
    Sobre o Zemo, não vou dizer que é não seja meio decepcionante vê-lo sem o véu grudado permanentemente à sua face, mas era de se esperar algo mais próximo do padrão mais "pé-no-chão" dos filmes. Por outro lado, fiquei felliz que não tenha sido morto, como fizeram com Strucker em Era de Ultron. Aquilo foi um desperdício. Porque matar o Strucker de forma tão estúpida? No caso presente, com Zemo vivo, ele pode ser resgatado em alguma trama futura. Talvez até atuando num eventual filme dos Thunderbolts. Afinal, se o Esquadrão Suicida fizer o sucesso que espero, nada mais natural que a Marvel pensar em sua própria versão de um grupo de vilões agindo como arma do governo.
    A cena que você citou sobre uma decapitação que o capitão fez nos quadrinhos, eu conheço. Foi o barão Sangue, irmão vampiro do Union Jack original. Memorável! Ou seja, os irmãos Russo não apenas sabem fazer um bom filme, como sabem espalhar referências nerds aos montes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. salve amigo Calangom, de fato, o novo Homem Formiga realmente completa o MCU, pela sua perspectiva de novato entusiástico. Ele de fato tornou esse filme melhor, e aumentou a seriedade entre o Capitão América e o Homem de Ferro.

      E sim, o Barão Strucker foi desperdiçado, ele poderia se tornar um vilão bem maior, e acabou virando pouco mais que um capanga.

      E sim, que venham os Thunderbolts, fico mais feliz de ver eles do que os Inumanos, e estes só servem de coadjovantes do Quarteto Fantástico de qualquer forma.

      Que venha o Pantera Negra e o Dr.Estranho, sem pressa agora. :)

      Excluir
  2. Preciso dizer que quando o Bucky disse "Sua mãe se chama Sarah", saiu pela minha boca, involuntariamente: "Ufa! Pensei que fosse Martha!" =P

    Muito bom, Victor, mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dany! foi uma longa espera mas o filme valeu a pena! fez até Batman V Superman parecer melhor e incompreendido.

      Excluir
  3. Mas vc foi um Spoiler ambulante eim seu Victor? hahahaha

    vc citou as melhores cenas do filme, pra mim Homem Formiga e Homem aranha foram as estrelas, me lembro que o filme mal tinha começado e eu junto com outro amigo estávamos angustiados, pq queríamos ver o Spider.

    Um das coisas que chamou minha atenção foi lógico o final, quando o capitão da aquela surra no Stark, por incrível que parece fiquei com pena e medo, achava que o HF ia bater as botas, mas ainda que bem que ninguém morreu, pelo menos até agora, apesar q é obviou que Steve morra em guerras infinitas já que o contrato do Evans é só até esse filme.
    Só queria mais formiga e aranha no filme e sim!! não vou esquecer a Viúva que arrasou tbm, ela foi muito foda e tinha que ter a apunhalada nas costas do Tony né? kkkkkkkkkkk

    bjs Victor e adorei teu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alê, o filme foi realmente divertido. Ele aproveitou o momento e soube contar a história, que por enquanto terminou, o que não deixa de ser um alívio, pois mesmo que venha a Guerra Infinita, é como se fosse outro "encadernado". :)

      Agora eu vou dar uma sondada em outros filmes e séries que eu possa ter deixado passar, sempre tem alguma coisa que a gente esnobou na época mas que no final era bom, ou pelo menos razoável. :)

      Excluir
    2. faça isso amigo.
      estou acompanhando GOT que é minha paixão, mas quero voltar a ver Flash e já terminei Demolidor, sou apaixonada por essas duas séries tbm.

      Excluir