segunda-feira, 23 de maio de 2016

Future Quest (quadrinhos da Hanna Barbera na DC)



















A Dc lançou lá fora a HQ "Future Quest", que traz os personagens de ação da Hanna Barbera pro mundo da DC em uma minissérie em quadrinhos. 

É como se fosse um episódio especial de Jonny Quest, e os outros personagens mais aventureiros da Hanna Barbera fossem os convidados. Os primeiros são Space Ghost e Homem Pássaro. Pela prévia, podemos esperar os Impossíveis, Herculóides, Galaxy Trio e o Frankenstein Jr, todos desenhos dos anos 60 que foram exibidos no Brasil nos anos 70 e 80. Achei divertido os "Impossíveis" estarem incluídos neste grupo, já que eles fazem parte de cartoons menos sérios ainda.

Gostei muito, o respeito com o qual esses personagens foram tratados é gigantesco. A reverência é palpável. É como se fossem curadores de um museu tomando conta de "Ovos Fabergé" de valor inestimável. 

Digo isso pois nos anos 2000, esses personagens foram "resgatados" de uma forma inglória, na forma de paródia. o Space Ghost ganhou um programa de entrevistas satírico na Cartoon Network, e o Homem Pássaro ganhou um infame, hilariante devo admitir, programa noturno do Cartoon Network, o Adult Swimm. chamado de "Harvey Birdman", na qual Harvey, o Homem Pássaro, agora advogado, defende os personagens da Hanna Barbera de crimes cômicos. satirizando seriados de crime como "Os Sopranos". Agora o "SeaLab 2020" foi o que levou a pior "homenagem". Argh. Agora, até recentemente, alguns desses personagens tem tido uma sobrevida em alguns desenhos atuais do ScoobyDoo, mas não vamos falar disso.

Lembrando disso, o Space Ghost teve um semi revival em HQs nas mãos do excelente artista Alex Ross. Mas quem diria, ele pegou pesado e ficou sério  e trágico demais. Não é pra tanto. 

Bom, voltando a "Future Quest", a HQ é produzida por vários desenhistas que se revezam, cada um desenha um punhado de páginas. Na primeira edição, o meu favorito do grupo é o Steve Rude, que desenha esse quadro do "Homem Pássaro". Até agora, a única mudança/atualização que percebi foi que agora o Homem Pássaro tem calças pretas. O Steve Rude é especialista em deixar personagens Pulps elegantes. 

Concluindo, esses personagens são os contemporâneos dos "Superamigos" e que merecem ser vistos e reapresentados da forma correta que está sendo feita agora.(mas eu ri alto de Harvey Birdman, na época)  :P

6 comentários:

  1. \o/
    Sou fã destes personagens. Adorava os desenhos de Space Ghost, principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! eu também sou fã, faz poucos anos que fizemos maratonas de Corrida Maluca, Jetsons, Flintstone e Homem Pássaro :)

      Excluir
  2. Você sabe se serão lançados no Brasil? Muito injusto se não for, mesmo que na internet. Quero muito comprar essas edições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Sandro, eu fui conferir e ainda não tem nada. Mas imagino que quando vier, se uma editora se interessar deve vir como um encadernado, ou minissérie completa.

      Excluir
  3. Ainda bem que esqueceram Shazan e o poderoso Sansom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim, fazer um gênio árabe na situação atual dos americanos seria algo delicado.

      E o poderoso Sansão, bom, a tendência atual é colocar calças compridas nos personagens, e os fãs antigos não iriam gostar

      Excluir